CIRCUNVALAÇÃO

PORTO     2006-2007     ÁREA METROPOLITANA DO PORTO

Show More

Fizemos este Projeto de Urbanismo a pedido da Área Metropolitana do Porto. A Circunvalação permanece sob a alçada das Estradas de Portugal, quando já devia, desde há muitos anos, ter sido desclassificada e integrada na rede urbana, deixando de ser uma barreira e de segregar setores de uma cidade que devia ser muito maior. Ao longo de toda a Circunvalação propusemos estabelecer articulações transversais, numa rede de Boulevards urbanos.
 

A nível de transportes, propusemos uma rede de Elétricos Rápidos Ligeiros, articulando as antigas Estradas, utilizadas agora como Corredores de Transporte Coletivo.

O Perfil da Circunvalação propõe-se em Boulevard tradicional (à imagem da nossa Avenida Gomes da Costa), contando com largos separadores verdes, alinhamentos de árvores, rotundas articulando eixos transversais, e colocação de carris de elétricos (nos separadores verdes, sempre que necessário), bem como ciclovias e passeios generosos.
 

A nível de iluminação, postes de alimentação elétrica e mobiliário urbano, propusemos modelos tradicionais em ferro fundido, com novas luminárias.
O âmbito do estudo efetuado ultrapassou em larga medida o solicitado, fruto da nossa visão integrada de toda a área urbana e necessidade de contribuir para o seu melhor desenvolvimento, resultando numa proposta que vai desde o Parque da Cidade até ao Freixo, circundando complementarmente Vila Nova de Gaia, hierarquizando e servindo o espaço urbano e identificando o coração da Área Metropolitana do Porto.

Legenda Ultima Imagem

1) Parque da Cidade: 1-Estabelecer a ligação entre a futura Avenida Nun´Alvares (no Porto, concebida como um largo Boulevard-50m) e a Avenida Afonso Henriques (Matosinhos), em túnel; 2-Criar condições otimizadas para o Circuito da Boavista, num cenário verde e sem muros (escapatórias), utilizando um parque de estacionamento paralelo à Circunvalação e aproveitando para reconstituir a Avenida da Boavista em Boulevard arborizado; 3-Centro de Congressos junto ao Mar (restruturando o edifício transparente); 4-Prolongar o Parque para Matosinhos (sector dos depósitos de combustíveis) com passagem aérea; 5-Prolongar a malha de Matosinhos-Sul em caminhos pedonais no Parque (esboçando o projeto original que ainda hoje é visível junto ao Bela Cruz).

2) AEP-Francos:1-Descarga da rotunda AEP por vários nós envolventes; 2-Transformação da Via Rápida em Boulevard; 3-Ligação da Avenida Antunes Guimarães à Avenida da Senhora da Hora (substituindo o viaduto por túnel); 4-Ordenamento do Nó de Francos com vias secundárias e pedonais.

3) Quartel-Caulinos: 1-Alargamento da Circunvalação para um largo Boulevard (50m, utilizando todo o espaço-canal disponível); 2-Parque na Ribeira de Ramalde; 3-Eixo secundário S.João/Via Rápida;
4-Alameda da Prelada; 5-Quartel reafectado a outras funcionalidades.

4) Via Norte: 1-Porta Norte; 2-Parque Zoológico

5) Hospital de S. João: 1-Grande Alameda do S. João, prolongada para a Maia-Governo e Parlamento Regional; 2-Utilização do espaço-canal da Linha de Mercadorias de Leixões para extensão das linhas de Metro.

6) Contumil: 1-Via Nordeste, ligando o Nó das Antas a Ermesinde, em auto-estrada urbana (integrada); 2-Rede Urbana estruturada com Metro na Circunvalação.

7) Campanhã-Freixo: 1- Parque Metropolitano (3 Concelhos-Temático; Remo; Ténis; Marina; Hípico; Golfe…); 2-Ligação do Nó do Freixo à Estação de Campanhã.



A) Bacia de S. Paio: 1-Túnel de ligação da futura Avenida Nun´Alvares à proposta via litoral de Gaia (Francelos-Miramar) através da Alameda do Fluvial; 2-Equipamentos de vocação marítima e fluvial (Oceanário/Fluvial/Institutos/Museus...)- Cidade do Mar; 3-Ligação dos Parques de Serralves e Pasteleira ao Rio Douro, através da abertura da Ribeira de Ramalde pela Alameda do Fluvial-Contando com Equipamentos complementares ao Museu.



B) Rotunda da Boavista: Consolidação do Centro de Negócios.



C) Eixo Norte-Sul, S. João-Gaia: 1-Prolongamento da Rua de Sá da Bandeira até ao Polo 2 da UP/S. João.



D) Antas: 1-Cidade Desportiva; 2-Centro Direcional do Monte Aventino; 3-Prolongamento do Jardim da Praça Velasquez/Sá Carneiro até ao M. Aventino; 4-Plataforma sobre o Nó da Av. Fernão Magalhães-Pavilhão de Estrela e Vigorosa; 5-Nova Centralidade de Negócios.



E) Eixo Nascente-Poente, Campanhã-Boavista: 1-Prolongamento do Eixo do Viaduto de S. Cristóvão até Campanhã (em túnel e alameda); 2-Centro Direcional e de Negócios sobre a Estação Central do Metro-Trindade; 3-Área Metropolitana do Porto no Palácio das Cardosas.



F) Cordoaria e Batalha: 1-Cidade da Cultura (Sala de Concertos/Teatro/Biblioteca/Mediateca/Museus/Residências de Estudantes/Organismos...Vários Equipamentos para revitalização da vida do Centro);

G) Centro Porto-Gaia: Cidade do Vinho do Porto e do Douro: 1-Marina da Ribeira; 2-Nova ponte junto à Igreja de S. Francisco (anel de circulação do centro histórico).

Hospital São João, Cidade da Saúde